quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Introdução ao Alemão


As minhas lições de Alemão são uma fonte inesgotável de alegria cá em casa… não para mim mas para o João. Eu explico: estou com o João num curso intensivo de introdução ao Alemão (e não Alemão… i-n-t-r-o-d-u-ç-ã-o… pois obviamente não sabemos o suficiente para aprender a língua e temos que começar por introduzir…), a turma é pequena com nativos de todas as línguas ( Sérvio, Russo, Sueco, Inglês, Espanhol, Hindu e Português) e ninguém que fale minimamente Alemão… com excepção da professora que é só o que fala! Nas primeiras lições aprendemos que não adianta esbugalhar os olhos para perceber melhor (não resulta), repetir tudo o que a professora diz não nos faz melhorar o sotaque e o dicionário é mais difícil de consultar do que nos lembrávamos! Umas aulas depois as coisas já não são bem assim… apesar do meu esbugalhar de olhos continuar estou sentada ao lado do João que repete montes de vezes “hã hã!!!!!”, o que nos leva ao divertimento e alegria cá de casa: O menino percebe tudinho e nunca, nunca mais se esquece, para se divertir (ou para “me dar uma ajudinha” como ele insiste em dizer) passa o resto da semana a fazer-me perguntas do género: “Lembras-te como se diz onde, quando e como?”, ou melhor ainda “Guten tag,Wie geht’s? Ich haben ein fragen, lernst du die Zahlen?”, que é como quem diz toca a dizer os números de 0 a 100 e depressinha!!!
Infelizmente a única coisa que consigo dizer com um sotaque perceptível e sem erros é a frase “Não sou um homem sou uma mulher”, e então esta é sempre a minha resposta! Queres saber como se diz 28? Não sou um homem, toma! Queres saber como se diz 77? Sou uma mulher, pimba! Resta-me apenas meter a minha frase de forma inteligente numa qualquer conversa de rua e irei fazer um brilharete!!! “Ich bin keine man, ich bin eine frau!” tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário