sábado, 6 de abril de 2013

Cartas de amor a Itália...

Aqui a primavera não ata nem desata pelo que nos deu na cabeça fugir para o sul e entrar em Itália para passar a Páscoa (mas não em Roma que está esgotada por estas alturas!). Fomos até Florença que é pertinhos: 5 horas de viagem dizem... mas não contam as filas de transito infernais (em tudo o que é túnel e na fronteira) e o transito louco assim que se chega a terras latinas, com direito a buzinas e palavrões ditos com aquele sotaque adorável!!!! Enfim muitas, muitas horas depois lá entrámos gloriosos na cidade.
Valeu a pena cada dor nas "cruzes" porque a cidade é linda, os palácios e a catedral são exactamente como os imaginei... a pasta, a pizza e os gelados são divinos e o vinho é excelente e não é caro! Yupiiii
Agora a minha parte preferida foi quando depois de uma manhã inteira no museu lá consegui chegar pertinho das obras do Caravaggio... desde muito cedo que sou absolutamente apaixonada pelas telas deste mestre (não sei explicar porquê mas dá-me com força na alma... adoro todos os quadros dele e pelo que sei da sua vida também o acho a ele o máximo... Caravaggio era um Punk!!!) Enfim frente ao Baco fiquei tanto tempo que os Japoneses tiveram que me acotovelar para eu sair dali  e assim que deu voltei para lá... fiz uma bela figura quando achei que de cócoras a olhar para cima era capaz de ver as pinceladas do mestre... enfim... sai arrastada pelo marido que de tanto Caravaggio já nem sentia as pernas e confesso que chorei baba e ranho em frente aos quadros e gastei meio pacote de lenços da Hello Kitty (que guardo para visitas a museus e sítios finos)!
Depois foi a vez do David do Miguelangelo me deixar em transe... é perfeito, absolutamente perfeito... bolas que uma pessoa se sente mesmo bem frente ao belo senhor... (veio-me à  cabeça a  lembrança de uma tentativa minha de esculpir alguma coisa que resultou -de um bloco de pedra- em outro bloco de pedra mais pequeno! Escultura é muito difícil!)
Enfim, acabou demasiado depressa e ficou a vontade de me mudar para lá e pedir emprego a limpar as molduras do Caravaggio... ou limpar o pó dos pés do David... só não quero trabalhar naqueles autocarros turísticos que fazem passeios pela cidade porque em Florença não podem circular na parte antiga pelo que andam ás voltas na periferia... a mostras bairros dos anos 80!!!! (Nem tente perceber!)

O titulo do post deve-se ao facto de ter ido a uma casa de banho pública e me ter entretido a ler as mensagens que o pessoal deixa na porta, e para minha surpresa em vez das habituais ordinarices dei com mensagens de amor a Itália (e não aos Italianos), ás obras de arte e ás cidades! Fiquei impressionada pá!






Sem comentários:

Enviar um comentário